Páginas

Querido Mundo

~ 19.2.13 ~

Sempre achei o Miguel Falabella um excelente ator, desde o programa de auditório que existia antes chamado "saí de baixo", o cara é simplesmente hilário. Desde então eu só gostava de seus papéis, não acompanhava a vida dele nem nada de fã, nem sabia que ele era dramaturgo, cineasta e diretor.
Foi quando encontrei um livro dele e da Maria Carmem Barbosa.

Querido Mundo é um livro magnífico. Quem gosta de peças teatrais vai adorar, o livro narra a peça de teatro "Querido Mundo" entre outras, todas elas com muito humor, narradas de um modo formidável as cenas claras e concisas nos deixam envolver por todo o contexto e então nos sentimos lá, sentados dentro do teatro apreciando todo o espetáculo. A principal peça foi criada em 1993 e encenada também pela primeira vez neste ano, virou livro somente nos meados de  2006-2008 e encenada novamente em São Paulo.

O livro traz consigo as seguintes peças:


Querido Mundo, comédia sobre as relações românticas e contradição das situações. Elza e Oswaldo, marido e mulher residem em um prédio abandonado, a maior vontade de Elza é assistir os fogos de artificio de Copacabana  porém na noite de ano novo seu marido causa um ato imprevisto e então ela conhece seu vizinho e os dois ficam a noite toda falando besteiras, rindo, bebendo vinho e contando os fracassos de suas vidas;

A Pequena Mártir de Cristo Rei, comédia também cheia de revelações e com final feliz. A peça passa em um hospital psiquiátrico, onde Remo que não é louco está internado a mando de sua família, e descobre que tudo é um complô, todos estão de olho em sua herança, nesse hospital psiquiátrico descobre um tio transsexual.

Todo Mundo Sabe Que Todo Mundo Sabe, conta a história de um viúva muito rica que tem de vender seu apartamento na Barra para pagar as dívidas do falecido marido e se vê infeliz na situação de decadência  pois não está acostumada com menos do que tem, essa peça trás muitos temas diferentes, entre eles a sexualidade.

O Submarino, Rita e Cesar discutem a relação de forma sarcástica revelando traições de ambos, insatisfação no sexo e chegam ao divórcio.

South American Way, conta minimizadamente a vida de Carmen Miranda desde que vivia em uma pensão no Rio de Janeiro até alcançar o sucesso nos EUA.

Capitanias Hereditárias, Edgar um grande banqueiro é preso quatro dias por dar um imenso golpe na nação, e então está armando fugir para não ser apanhado de novo,  seu prédio está cercado pela imprensa.

Síndromes, Eliane uma adolescente com anorexia nervosa, tem mania de se pesar 30 vezes por dia e anda pelada por que acredita que a roupa vá pesar, tem um pai que é delegado, uma avó que ja passou por 22 cirurgias, Eliane se pesa nua diante de uma janela, onde fica a vista da sindica do prédio vizinho que é megalomaníaca, um dia todos esses estão dentro de uma van indo para uma peça de teatro, entre eles amigos como Hayde que sofre de esquizofrenia e Anselmo que é obsessivo por sexo. (essa é a mais legal)

Li o livro em 2011 e escrevi tudo o que consegui lembrar de cada peça, espero que tenham gostado.


Imagem, cena de Elza e Gilberto (vizinho). 2006-2008 - Querido Mundo

9 comentários:

  1. Tati, quanto tempo mesmo. Gostei das mudanças do seu cantinho, super fofo!!

    Gostei da dica do livro =)

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Me interessei pelo livro, principalmente pela resenha super detalhada que você me deu. Gosto de coisas brasileiras porque posso me identificar mais. É assim com a autora Paula Pimenta.
    E eu queria muito ver uma peça legal aqui onde eu moro, mas o teatro da cidade tá em "reforma" há anos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Vim agradecer a visita! Seu blog é muito legal, voltarei mais vezes e espero q me visite tbem! Obrigada, bju!

    ResponderExcluir
  4. Super legal esse livro. Deve ser bem descontraído...Taí, um livro com peças, tudo que preciso ler. Amei a dica.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  5. Eu não sabia que o Miguel Falabella tinha livros, mas eu gostei bastante desse! Fiquei curiosa pra ler, vou ver se acho em um sebo que tem aqui perto de casa, sempre cato livros ótimos de lá, rs.
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  6. Tati,
    Eu conheço o Miguel ha muitos anos e não sabia desse livro, boa dica.
    Beijos
    Denise

    ResponderExcluir
  7. Oi, achei bem interessante a dica..eu não conhecia.
    Beijinhos no coração.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Tati que prazer entrar aqui no seu blog e ver post de livros bacanas , vc tem um bom gosto me sinto tão a vontade em um blog onde vc d´sugestões de qualidade ameei tbm sua casa ^^ seja bem vinda lá na aprentticealice , sempre q puder vou vir aqui fazer uma visita quero aproveitar pra dizer q estou seguindo e tbm to seguindo lá no face , to fazendo uma listinha de blog q vou indicar então concerteza seu está já na lista beijos Tati ^^

    ResponderExcluir
  9. naooo conhesooo sou a anônima do o menino do pijama listrado

    ResponderExcluir

22, leonina, estudante de Recursos Humanos, feminista, louca, exagerada, dramática, maníaca, fantasiosa, apaixonada, delirante, cinéfila, MPB, paz e amor e viciada em café.

 
Por ti, pra ti © todos os direitos reservados :: voltar para o topo