Páginas

A Hora da Estrela

~ 17.4.13 ~

Esse titulo te diz alguma coisa? Claro que sim né gente, Clarice Lispector uma artista contemporânea, escritora brasileira que deixou grandes escritos, os mesmos que postamos em nossos Facebook hoje, por que mesmo escritos a tempos atrás, parecem ainda fazer sentido e trazem a tona a realidade dos dias de hoje.
Assim como eu ja havia comentado sobre o Caio Fernando Abreu a Clarice escrevia muito sobre a vida, sobre o cotidiano, as coisas amargas e bonitas da vida. Eu particularmente amei ela desde a primeira vez que a li, conheci suas obras quando eu tinha 12 anos, e a partir dai comecei a admirá-la.

Tem algumas frases dela de impacto, coisas que você e não absorve na primeira lida, coisas bem escritas, palavras de sabedoria, pensamentos inteligentes, ah e ironizar é com ela mesma!

A primeira que li e favoritei até hoje:

Ela acreditava em anjos e, porque acreditava, eles existiam.



O livro conta a história de Macabéa, uma moça que veio do Nordeste para trabalhar no Rio de Janeiro como datilógrafa. Macabéa é uma menina ingenua e muito sonhadora, apesar de sua vida simples. Ela namora Olímpico, um rapaz ganancioso que não vê futuro nenhum com Macabéa e por isso a deixa para ficar com Glória que é colega de trabalho de Macabéa, pois Glória tem um pai açougueiro e nisso Olímpico enxergou uma ascensão social. Macabéa desconfia  estar com tuberculose e pretende ir ao médico, mas Glória aconselha uma cartomante, ao chegar na sala da vidente chamada Madame Carlota, Macabéa conta sua história e a cartomante prevê que seu futuro será magnífico, que ao sair dali Macabéa encontrara o amor de sua vida, um estrangeiro rico com quem se casará e será feliz para sempre. Ao sair da sala de Madame Carlota, Macabéa ao atravessar a rua é atropelada por uma Mercedes amarela, a qual tinha um estrangeiro rico dentro, Macabéa agoniza sobre a calçada e morre.


Este foi o romance mais triste que eu já li na minha vida. Depois que ela morreu, eu queria entrar lá na historia e ressuscitar ela, poxa vida, olha o que que o destino fez com a menina Macabéa.

Mas não deixem de ler, é um livro magnífico, uma coisa linda e emocionante, impossível não chorar no final, mas bons livros merecem senão grandes sorrisos algumas lágrimas de emoção.

Abraços!

4 comentários:

  1. Clarice é uma autora dramática. E eu adoro histórias com bastante drama, momentos reflexivos e que nos fazem chorar por causa dos personagens! Afinal, essa é a graça de ler.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, só de ler a sinopse já deu um aperto no coração. Deve ser lindo e dramático! ... Quem não gosta dos escritos de Clarice e Caio né... Há tanta verdade nas palavras.


    beijos de luz :**

    ResponderExcluir
  3. Oi Tati, sexy lindosa, vim aqui curtir seu cantinho.

    Aproveito para avisar que postei a segunda parte do meu conto Sempre Haverá Passáros, e quero seu comentário.
    Beijos
    Fabrício

    ResponderExcluir
  4. Um clássico. Li e gostei muito. Clarice Lispector é uma grande escritora. Eu me diverti muito com Macabéa. A leitura foi rápida e muito prazerosa.
    Beijos!
    Ah, obrigado pelos elogios no meu blog. Fiquei muito feliz.
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

22, leonina, estudante de Recursos Humanos, feminista, louca, exagerada, dramática, maníaca, fantasiosa, apaixonada, delirante, cinéfila, MPB, paz e amor e viciada em café.

 
Por ti, pra ti © todos os direitos reservados :: voltar para o topo