Páginas

Um Lugar na Janela - Martha Medeiros

~ 25.5.14 ~

Oi Gente, hoje trouxe mais um livro da Martha, quem já conhece meu blog sabe que em menos de um ano eu ja postei umas duas resenhas dela, pois eu amo essa mulher de paixão, adoro e me identifico muito com tudo que ela escreve, sem contar que é uma excelente profissional. 

O livro Um Lugar na Janela conta sobre algumas viagens que a Martha realizou dentro e fora do país, já no primeiro capitulo eu queria ir pra Europa, pois ela conta, pela experiencia que ela teve que é tudo de bom por lá, que ela ficou na casa de amigos, e muitas vezes amigos de amigos e isso me pareceu tão legal, tão acolhedor. Conta também suas experiências por Chile, Grécia, Instambul, Paris, Marrocos, Rio, Fernando de Noronha, Japão, Peru, Atacama, NY..., Ela descreve muito bem tudo o que passou, as situações engraçadas, desde a pronuncia de uma palavra incorreta, até a cantada de um guia turístico no Marrocos, imagina a Martha andando de camelo e sendo assediada por um guia? Só de imaginar já gargalhamos, imaginem ela contando isso no livro do jeitinho brasileiro dela. Bom, são muitos lugares pra eu contar um por um pra vocês, então escolhi uma viagem que ela realizou para o Marrocos para descrever, as demais vocês terão que comprar o livro.

Marrocos: Salam Aleikum


Martha decide ir para o Marrocos com um grupo, tipo uma excursão realizada por uma amiga, o nome do projeto era Viajando com a Arte. Martha aproveitou que estava meio brigada com o namorado para dar esse passeio, uma vez que não se atreveria ir quase do outro lado do mundo com um bando de gente que nunca viu na vida. Conheceu os outros 28 viajantes no aeroporto antes do embarque e percebeu ser a mais jovem de todos eles, e a mais madura tinha 80. Até que gostou da companhia para a viagem, pois estava no meio de gente culta, eduacada e divertida. Desembarcaram primeiramente em Madri, onde havia muita comida e musica boa, no dia seguinte todos se encontraram novamente para irem ao destino final, aterrizaram em Casablanca, Alí lhes aguardava ali (Alí era o nome do guia turístico). Foram direto para um restaurante a beira-mar, Martha pensou se as mulheres da cidade estariam usando biquini, conta ela que, na cidade haviam muitos cartazes de grifes chiks e tal, sentou no terraço do restaurante e pôs a cabeça para fora tentando enxergar o mar, porém era pouco visível, pois na beira toda haviam quiosques e até mesmo um McDonald's e as mulheres, não para seu espanto, estavam todas com vestidos longos e um pano cobrindo a cabeça, ou seja, totalmente inadequadas ao ambiente mas em total conformidade com sua cultura e religião. Foi visitar uma mesquita, linda, arqutetonica e tal, contruida em 1993, porém não tão nova a ponto de conter banheiros, a Martha conta que teve que fazer xixi agachada num buraco, posição humilhante, conta ela... Por fim foram fazer um acampamento noturno no Saara, mas não fiquem aflitos, conta ela, "haja qualquer imprevisto surgirá uma Land Rover para nos salvar", montaram nos camelos, ela nunca havia andado em um, então se sentiu meio esquisita, sendo que sentia-se incomodada pelo cocuruto do animal encostando em uma parte delicada do seu corpo. Ao chegarem no acampamento foram recepcionados com vinho e uma musica Gnawa tocada por afros com túnicas brancas, um estilo bem tribal. A comida era bem atraente, havia cuscuz e outra iguarias, dançaram e brindaram a noite toda, e assistiram o restinho do sol indo embora. Até que o Alí, resolveu contar um pouco sobre as tradições do Marrocos, e na história ele contava que uma mulher era avaliada pelo numero de camelos que um homem dava por ela, e disse como exemplo: "pela Martha eu daria todos os camelos do Marrocos" todos riram, e brindaram "viva, viva!!". Dormiram e no dia seguinte foram embora, mas tem muito detalhe que eu não contei aqui. 

16 comentários:

  1. Adorei a resenha, já rolava uma vontade de ler o livro, e agora...
    Gostei da forma como você disse que se identifica com a escrita dela, fiquei curioso para saber se eu também vou me identificar.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser muito bom mesmo, bem divertido! Adorei a cantada que ela ganhou! haha

    Tati, sobre o chaveiro da Alice, vc pode me mandar uma msg por aqui http://milamourao.blogspot.com.br/p/fale-conosco.html
    ou ir na minha lojinha do elo 7: http://www.elo7.com.br/camilamourao
    Fico super feliz por ter gostado da Alice!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Menina, adorei! me identifiquei muuuiito com a personagem, e deve ser incrível poder "viajar" pra todos esses lugares através do livro...vou pesquisar mais sobre o livro e sobre a autora, ainda não li livros dela, mas quero começar!

    http://www.virtualparadisee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nunca li algo da Martha *-*
    Preciso ler não é mesmo? rs

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu a-do-ro Martha Medeiros. Preciso urgente ler esse, a resenha que você fez é empolgante! Feliz por nada me deixou com um gostinho de quero mais, e acho que o próximo será esse aí, rs.
    Um beijo, Tati!

    ResponderExcluir
  7. EU ADOREI! Sabe esse livro é aquele livro pra vc ler e passar o tempo, adorei o jeito que você falou da história e da autora. Já tinha ouvido falar dela mas nunca soube que ela escrevia e o melhor, BEM.

    XOXO :D
    Joven Clube | Clique aqui :)

    ResponderExcluir
  8. AMO a Martha, ela faz crônicas para um jornal e eu adoro os textos, são ótimos, em alguns momentos bem engraçados, e em outros, sinceros, tocantes e românticos. Tenho um livro aqui dela também, o montanha-russa.

    ResponderExcluir
  9. Gostei, parece um livro bom...mas não é o que leria no momento. AI...só sei que ela é sortuda porque viajou muitoooo pelo mundo. kkk
    Beijos!
    Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  10. Eu comprei esse livro e desisti de lê-lo assim que li a sinopse.
    Sei lá, não me interesso pela vida pessoal dos escritores que curto. rs

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. fiquei curiosa para ler.
    bjs

    http://www.achadosdamila.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Martha é sempre uma leitura maravilhosa, né? Nunca li esse livro dela, mas tenho certeza que deve ser tão bom quanto os outros que já li.

    Desculpa a demora pra responder, Tati. Então, quem fez o layout do meu blog foi a Gabi, do 187 tons de frio. Se você quiser, te passo os contatos. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito desse tipo de leitura em que retrata Viagem!
    Ainda não li esse mas me parece ser muito bom!
    Seguindo <3
    nuvensdedoces.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. "Grande artigo e óptimo blog! Deixe aproveitar este seu espaço de comentários para apresentar Viagens em Marrocos.
    Somos uma equipa de especialistas em turismo por todo Marrocos. Planeamos viagens de sonho em Marrocos, passando por deserto, cidades, montanhas e oásis de uma beleza incrível.
    O nosso site é http://www.viagens-em-marrocos.com, e aí pode ver mais detalhes e ideias.
    Se estás a pensar em Marrocos, vem experimentar um dos nossos veículos 4x4 e conhecer os segredos mais escondidos.
    Obrigado.
    Omar"

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Tati,

    Já li muitas resenhas positivas dos livros da autora e isso me deixa muito curioso, espero poder ter a oportunidade de ler um dia.....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

22, leonina, estudante de Recursos Humanos, feminista, louca, exagerada, dramática, maníaca, fantasiosa, apaixonada, delirante, cinéfila, MPB, paz e amor e viciada em café.

 
Por ti, pra ti © todos os direitos reservados :: voltar para o topo