Páginas

O Diário de Frida Kahlo - Introdução de Carlos Fuentes

~ 31.10.15 ~

Então, pra fechar com chave de ouro o mês de outubro, lá vamos nós!
Trouxe hoje um livro diferente, inusitado, e de certa forma histórico. O Diário de Frida Kahlo, além de ser uma obra muito bem escrita, conta com toda a sinceridade, humanidade e devaneios de uma pessoa que escreve sobre si.


Antes de iniciar a resenha, irei contar como conheci a Frida e sua história, que apesar de triste se tornou conhecida, pela persistência e coragem de uma mulher cheia de sonhos. Aos 9 anos de idade na escola, em uma aula de artes a professora apresentou algumas telas da Frida, e antes de pedir para que tentássemos reproduzi-las, ela contou a história da Frida, do acidente no bondinho, das 35 cirurgias que ela enfrentou, e da fama que mundialmente conquistou depois de seus quadros.  Confesso que fiquei chocada com a história, e comecei a prestar atenção nos detalhes dos desenhos, e que todos eles traziam consigo uma história, um sofrimento, um grito que não foi dado, apenas projetado em tela. 
Depois mais tarde, um grande amigo me emprestou o Diário da Frida Kahlo, livro este, que eu não o devolvi até hoje! Muito tempo após conhecer a história dela, eu peguei esse diário e só em ver o desenho da capa, me lembrei como se fosse ontem.


Prefácio:

"Publicado na integra pela primeira vez, o surpreendente diário ilustrado de Frida Kahlo documenta os dez últimos anos de sua vida turbulenta. Este registro cativante, assombroso, íntimo, guardado a sete chaves durante cerca de quarenta anos no México, revela várias novas dimensões no que se refere à tão complexa personalidade dessa fantástica artista mexicana.
Apesar da grande quantidade de recentes publicações a respeito dessa mulher extraordinária, a arte e a vida de Frida Kahlo ainda fascinam o mundo. Este documento pessoal, publicado numa edição fac-símile completa e em cores, ajudará a entender melhor a sua visão única e poderosa e sua profunda coragem. (...)"




O livro é bem estruturado na questão de ilustração, é escrito a canetas e lápis coloridos, com a própria letra da Frida, as vezes letra solta as vezes emendada, está também no idioma mexicano, e ela escrevia muito bem.


Apesar de eu não conhecer muito o idioma, consegui entender muito bem o livro, pois a cada capitulo tem uma introdução do Carlos Fuentes, um escritor também mexicano que faz comentários dentro do livro a respeito dos pensamentos e obras da Frida, ele também escreve de forma muito clara, compara o estilo de Frida com outras épocas históricas. Embora tenha a visto somente uma unica vez, como cita no livro, ele parece conhecê-la mais do que ninguém. 


O livro também traz muitas fotografias da artista, além de suas obras, é surpreendente!

Frida Kahlo hoje é conhecida por ter sido uma grande artista mexicana, e também um simbolo feminino bastante forte entre as mulheres, pela iniciativa que teve em se tornar pintora numa época em que a mulher não tinha liberdade na sociedade cultural, pela força e persistência que manteve enquanto lutava para se recuperar do acidente, pelo amor que conseguia manter por seu esposo Diego Rivera, também artista, e que era adúltero, e pelas várias formas de pensar e pintar que só ela tinha. Uma mulher que enxergava muito além do seu tempo.

Uma última dica, assistam o filme dela, é tão interessante quanto o livro, e apesar de não ser recente, nos remete a reflexões sobre politica, cultura e artes do mundo moderno.


17 comentários:

  1. Não conhecia!

    r: As vozes funcionam muito bem juntas, além de que tem uma letra e melodia fantásticas *.*
    Vale a pena.

    ResponderExcluir
  2. A filha é fã dela.
    Sei pouco sobre a escritora.
    Obrigada pela visita
    Tenho uma ótima 3ª feira!
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  3. Também não conhecia a artista Tati, mas aprecio a dica.

    Quando a sua pergunta no blog, a Posthaus é confiável sim!
    Eu compro na loja há anos e nunca tive problemas. A entrega é rápida e, se não gostar do produto, por qualquer motivo eles trocam sem burocracia.

    bjOO

    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Breshopping da Dany SORTEIOS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir
  4. Amava ter esse livro. Admiro muito a Frida Kahlo, quer como artista, quer como pessoa.

    Beijinhos ♥
    http://lovingmypinkbubble.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Eu estou com o livro dela na minha lista há um tempão e não consigo assistir, sua postagem me inspirou a fazer isso. Gostei bastante desse diário, o fato de ser escrito com a própria letra dela o deixa mais pessoal, fiquei curiosa para lê-lo.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  6. Olá Tati, tudo bem ???
    Sempre fui apaixonada por artes. Minha história com esse tema, se me permite assim dizer, começou quando era muito nova, talvez quando tinha a mesma idade que você, lá pelos nove anos. Felizmente, sempre tive ótimas professoras de artes, que me ensinaram a amar, observar e admirar o trabalho de artistas incríveis e cheios de criatividade. Frida Kahlo não é exceção !!!
    Fiquei extremamente feliz ao ver essa resenha aqui, já tinha ouvido falar no lançamento desse livro, mas nunca tinha visto ninguém comentar sobre ele, por isso, obrigada !!! E obrigada por compartilhar algumas imagens de como o livro é por dentro, nossa, ele é incrível !!!
    Já estou aqui me corroendo para conseguir ler ele também !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  7. Olá, Tati. Tudo bem?
    Não conhecia a obra, mas tenho uma colega que fala bastante sobre a Frida e sua incrível e ao mesmo tempo triste história. Adorei a arte dessa capa, e o que disse sobre a obra.
    Espero ter um dia a oportunidade de conhecer mais à fundo a história dela.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não sabia da existência desse livro! Eu conheci ela na faculdade como símbolo do feminismo, sabia que senti falta de estudar mulheres na escola? Vivi em um mundo machista por muitos anos. Gostei de conhecer o livro e fiquei curiosa, seria bom para eu treinar meu espanhol.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro e gostei! A primeira vez que ouvi falarem sobre Frida foi na escola e a professora de espanhol passou um filme sobre a vida dela, depois que eu vi é que eu entendi o por quê dela ter se destacado e virado assunto pra aulas, por exemplo, né? E essa letra era a dela mesma ou é só de "mentirinha"?

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Tati!
    Conheço muito pouco sobre a Frida Kahlo, mas tenho muita vontade de conhecer mais. Por isso, fiquei super interessada nesse livro, ainda mais que é o diário dela. Deve ser incrível!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  11. Lembro-me de ter visto o filme há uns bons anos e adorei!
    Não conhecia o livro...

    beijinho,
    - Miss Grace -

    ResponderExcluir
  12. Poxa, adoro essa artista. Já vi o filme dela duas vezes. kkkk Adoro ler os pensamentos que tem no site dela, observar os quadros e sempre procurar notícias sobre a perpetuação da obra de Frida.
    Quero esse livro para ontem.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  13. Devo confessar que eu faria o mesmo que vc: se tivesse esse livro em mãos, jamais o devolveria! Hauhauhauhau! Esse diário é fantástico!!!!!Frida é uma de minhas pintoras favoritas e sua história de vida é de uma força descomunal!

    ResponderExcluir
  14. Eu conheci a Frida por causa do meu pai.Ele me disse sobre o filme que tem sobre a vida dela( e que tem disponível no netflix) e daí me apaixonei pela história :)

    Gostei do post :)

    beeijo
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Conheci a Frida esse ano mesmo por causa da página "Não me Kahlo" no Facebook, e aí decidi saber mais um pouco sobre ela, mas não pesquisei muito a fundo. Eu não sabia que existia esse livro, mas parece ser bem legal e contar bastante sobre ela, fiquei curiosa e adorei o fato de ser a própria letra dela no diário, deixa tudo mais especial!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  16. Eu quero muito ler esse livro, conheci a história da Frida tem algum tempo, já vi um filme produzido com base na vida dela que é maravilhoso, tudo que leio/vejo sobre essa mulher me encanta ainda mais, sua personalidade forte, sua verdade.... tantas coisas!
    Maravilhoso o post <3
    Já estou seguindo e amando o conteúdo do blog.
    Criei um blog, recentemente, para falar sobre cinema e artes no geral, se puder dar uma olhadinha significaria muito para mim: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não conhecia esse livro, achei muito interessante! Conheci ela por causa de ser um dos grandes símbolos do feminismo, acabei me encanto muito pela pessoa dela! O mais legal ainda é que foi escrito com a letra dela, muito fascinante.
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir

22, leonina, estudante de Recursos Humanos, feminista, louca, exagerada, dramática, maníaca, fantasiosa, apaixonada, delirante, cinéfila, MPB, paz e amor e viciada em café.

 
Por ti, pra ti © todos os direitos reservados :: voltar para o topo